No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, a ONU, depois de uma década.
A emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade que trouxesse luz ao tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro.
Convocando todos a considerar a fome como referência para reflexão e propósito de conversão, a Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhe vós mesmo de comer!”. A campanha busca incentiva as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus.
Em Ribeirão Preto, o lançamento aconteceu oficialmente nesta Quarta-Feira de Cinzas (22), na Residência Arquiepiscopal, com as presenças do arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva; o coordenador da Equipe de Campanhas, padre André Luiz Massaro, o integrante da Equipe de Campanhas, Diácono Francisco Alves Ferreira Neto, e a presença da Cáritas Arquidiocesana de Ribeirão Preto.
Domingo de Ramos, será a data da coleta nacional de solidariedade
A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, acontece em todas as comunidades do Brasil, no Domingo de Ramos. Em 2023, a Coleta será realizada no dia 2 de abril. Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB, ação responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).
O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, ressalta que “a Campanha da Fraternidade é para o ano todo. O momento alto dela é o tempo quaresmal. Mas a temática permanece ao longo do ano. Então reflexão sobre a fome não vai parar no Domingo de Ramos, vai continuar”.
Clique aqui e confira a Oração e o Hino da Campanha da Fraternidade 2023.
E acesse o site para conferir todos os detalhes e atualizações da Campanha da Fraternidade 2023.
___________
Fotos: Arquidiocese de Ribeirão Preto