Combate ao tabagismo como prevenção a vários tipos de cânceres

WhatsApp
Facebook
Mais de 5,8 mil pacientes em tratamento contra o tabagismo pelo Estado fazem acompanhamento oncológico

O Centro de Referência de Álcool Tabaco e Outras Drogas (Cratod), da Secretaria de Estado da Saúde, alerta a importância de que fumantes abandonem o vício, que pode trazer riscos graves à saúde e casos de câncer em fumantes e tabagistas passivos. Para ajudar os tabagistas nesta tarefa difícil, o Estado oferece tratamento gratuito, que, apenas em 2022, realizou mais de 76 mil atendimentos.

O cigarro e outros produtores de fumaça, como charutos, narguilés e cigarros eletrônicos, liberam componentes que são prejudiciais à saúde humana e que podem ocasionar vários tipos de cânceres, como de bexiga, pâncreas, fígado, colo do útero, esôfago, rim e ureter, laringe (cordas vocais), cavidade oral, faringe, estômago, cólon e reto, traqueia, brônquios e pulmão, além de causar a leucemia mielóide aguda.

Dos atendimentos realizados pelo programa no ano passado, 5,8 mil pacientes (cerca de 7%) são pessoas que estão em tratamento contra algum tipo de câncer. Além disso, 11,8 mil pessoas apresentam algum tipo de doença cardiovascular, 14,9 mil e algum distúrbio psiquiátrico, 5,6 mil possuem enfermidades respiratórias e 538 pacientes têm algum tipo de doença metabólica. Portanto, o hábito de fumar ocasionar o tabagismo, que é uma doença crônica e um tipo de dependência química, psicológica e comportamental. Desde 2017, o Programa Estadual já atendeu mais de 117,6 mil pacientes e, destes, cerca de 30% pararam de fumar.

O Cratod é o responsável pela formulação, gestão e promoção de políticas públicas relacionadas ao Controle do Tabagismo na Secretaria de Estado da Saúde. Para procurar uma unidade credenciada, os interessados devem acessar https://www.saude.sp.gov.br/cratod-centro-de-referencia-de-alcool-tabaco-e-outras-drogas/tratamento/locais-para-tratamento-de-tabagismo. Mais informações estão disponíveis no link https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/tabagismo/.

DICAS PARA PARAR DE FUMAR

– Defina uma data para deixar de fumar. Até chegar esta data, reduza o número de cigarros diariamente. Comece adiando o primeiro cigarro do dia e evite fumar após as refeições. Cada cigarro a menos ajuda a preparar o seu corpo para o dia definitivo da parada.

– Na noite anterior ao dia definido para deixar de fumar, molhe com água todos os cigarros restantes e jogue-os no lixo. É importante não guardar nenhum cigarro para não correr o risco de fumar quando sentir vontade.

– Não saia para comprar cigarros quando a vontade bater. Lembre-se de que essa vontade dura somente cinco minutos. Para se distrair, assista televisão, ouça música ou faça qualquer outra atividade de lazer para o tempo passar mais rápido.

_________________________________

Fonte: Portal da Saúde, Governo de SP